Parlamento Europeu tem plano para "partir" a Google

Na sequência de investigação contra abuso de posição dominante, Parlamento Europeu prepara-se para exigir a divisão da Google em pelo menos duas empresas.
Publicado a
Atualizado a

A acontecer, será um dos mais fortes ataques de um organismo europeu a uma empresa. O Parlamento Europeu (PE) prepara-se para exigir a divisão do gigante da internet Google em pelo menos duas empresas, como forma de reduzir a sua posição no mercado.

A notícia é avançada hoje, sexta-feira, pelo Financial Times (FT), que teve acesso a uma versão preliminar do projeto a apresentar ao PE pmde se lê que "a separação [dos] motores de busca de outros serviços comerciais" deve ser considerado como uma solução potencial para o domínio da Google no mercado online.

Ainda segundo o FT, esta posição tem o apoio dos dois blocos políticos mais importantes do PE, o Partido Popular Europeu e os Socialistas, e serve também como forma de aumentar a pressão sobre a Comissão Europeia para que tome uma posição mais forte perante a Google.

O PE não tem poder formal que lhe permita obrigar uma empresa a ser dividida, mas tem influência sobre a comissão. De recordar que o executivo comunitário tem em curso uma investigação anti-monopólio à Google.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt